Modelo Educativo
O Colégio da Areosa pretende elevar o padrão de qualidade na educação e ensino na região onde se insere, assumindo-se como uma referência educativa, através de um projeto educativo diferenciador que não se restringe à transmissão de saberes curriculares, mas que investe na formação global das suas Crianças, enquanto cidadãos responsáveis, conscientes e participativos.
O modelo educativo do Colégio da Areosa assenta em pilares fundamentais:
- a) os princípios da Pedagogia Montessori;
O Colégio da Areosa fundamenta a sua metodologia nos princípios da Pedagogia Montessori, desenvolvidos pela médica e psiquiatra Maria Montessori (1870-1952), integrando todas as descobertas realizadas no campo do desenvolvimento infantil até aos dias de hoje. Esta metodologia em conjunto com outras atividades dá resposta às Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar e às Orientações Pedagógicas para a Creche. O Colégio assume-se, por isso, como uma instituição alicerçada num método tão inovador na sua época e, atualmente, consolidado com todos os contributos válidos que as mais recentes investigações revelaram.
- b) a aprendizagem de uma segunda língua desde cedo, utilizando a metodologia “one person, one language” (OPOL);
O mundo cada vez mais global em que vivemos exige que sejamos capazes de comunicar de uma forma proficiente noutras línguas. O contexto atual define a língua inglesa como uma língua universal e, por isso, todas as Crianças, a partir do berçário, tomam contacto diário com a língua inglesa através da auxiliar que fala exclusivamente em inglês.
- c) a educação artística;
A arte, em educação, dá à Criança a capacidade de converter as suas emoções, pensamentos e ideias em diferentes criações, favorecendo, assim, o autoconhecimento e a expressão. Esta dinâmica é fundamental para o desenvolvimento do pensamento abstrato e da perceção dos elementos que compõem o mundo que nos rodeia. Através da educação pela Arte, contribui-se para o desenvolvimento global da Criança, sendo esta um meio para a construção da sua personalidade, da afirmação do seu “eu” e até da promoção da sua autonomia. A criatividade e a imaginação são estimuladas a todos os níveis através das várias expressões artísticas (Artes Visuais, Jogo Dramático/Teatro, Dança e Música).
- d) o contacto com a natureza.
O Colégio da Areosa insere-se numa zona urbana de alta densidade populacional e assume, portanto, o contacto com a natureza como um fator fundamental para o equilíbrio emocional das Crianças, assim como, a prática de atividades de motricidade infantil de carácter regular e sistemático. As zonas de recreio com elementos naturais são, desde a sua génese, espaços que valorizam e potenciam o contacto com a natureza.
O contacto com a natureza permite à Criança desenvolver diferentes competências emocionais e sociais, contribuindo para o seu bem-estar. O brincar ao ar livre permite à criança contactar com situações imprevistas e desafiadoras, desenvolver a capacidade de resolução de problemas e a resiliência.
O espaço exterior é ainda potenciado com as hortas pedagógicas. O cuidado da horta permite à Criança o contacto com a terra e a observação dos ciclos da natureza. Promove na criança o conhecimento sobre semear, plantar, cuidar e colher as frutas e legumes que fazem parte da sua alimentação.
A oferta educativa do Colégio da Areosa rege-se, ainda, pelas Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar (2016), do Ministério da Educação/DGE para a organização das atividades educativas e de enriquecimento curricular e pelas Orientações Pedagógicas para a Creche (2016), do Ministério da Educação/DGE e do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, desenvolvendo um projeto integrado e sequencial que se desenvolve numa perspetiva de continuidade entre a Creche e a Educação Pré-escolar.
Berçário
O berçário do Colégio da Areosa é um espaço amplo com, aproximadamente, 30 m2, onde as crianças desde os 4 meses até à aquisição da marcha vão poder experienciar estímulos que contribuem para o seu desenvolvimento global. É constituído por uma sala-parque, sala de berços, copa de leites e zona de higienização.
Numa atmosfera segura, com a presença de uma Educadora de Infância e de uma Auxiliar de Ação Educativa, o berçário oferece experiências que irão contribuir para o desenvolvimento motor, para a aquisição da linguagem, para a introdução de novos alimentos e para a exploração sensorial. Tem ainda um recreio exterior que lhes permite desenvolver as suas capacidades motoras, bem como, brincar e socializar.
A mensalidade inclui:
- Alimentação (exceto produtos não incluídos na lista de produtos alimentares específicos, fornecidos pelo Colégio, como o leite adaptado); toda a alimentação é confecionada na cozinha do Colégio.
- Inglês, Estimulação Sensorial, Hora do Conto, Psicomotricidade e Expressão Musical e Plástica.
A mensalidade não inclui:
- Produtos de higiene pessoal da criança;
- Produtos alimentares e outros de especificidade particular, casos de intolerâncias alimentares ou alergias não integrados na oferta;
- Atividades extracurriculares;
Creche
A creche do Colégio da Areosa, para além do berçário, tem duas salas de atividades para crianças até aos 36 meses e um recreio interior onde poderão brincar em dias chuvosos. Contempla um conjunto de materiais e atividades que vão proporcionar um desenvolvimento integral de cada criança. Tem ainda um recreio exterior que lhes permite desenvolver as suas capacidades motoras, bem como, brincar e socializar.
A mensalidade inclui:
- Acompanhamento técnico e pedagógico da Criança por uma Educadora de Infância da criança das 09h00 às 17h00;
- Inglês, Estimulação Sensorial, Hora do Conto, Psicomotricidade, Horta Pedagógica e Educação Musical e Educação Artística.
A mensalidade não inclui:
- Alimentação (almoço e lanche);
- Atividades extracurriculares.
Pré-escolar
“A educação pré-escolar é a primeira etapa da educação básica no processo de educação ao longo da vida, sendo complementar da ação educativa da família, com a qual deve estabelecer estreita cooperação, favorecendo a formação e o desenvolvimento equilibrado da Criança, tendo em vista a sua plena inserção na sociedade como ser autónomo, livre e solidário”(OCEPE, 2016).
A educação Pré-escolar no Colégio da Areosa incide na formação humana e cívica, favorecendo a formação e o desenvolvimento equilibrado da criança. Para além de três salas de atividades, possui um recreio interior, uma sala para a abordagem à Música e um ginásio para Educação Física.
A mensalidade inclui:
- Acompanhamento técnico e pedagógico por uma Educadora de Infância da criança das 09h00 às 17h00;
- Inglês, Educação Física, Educação Musical, Educação Artística, Horta Pedagógica, Let’s go Code, Ginástica, Despertar para a Ciência e Culinária.
A mensalidade não inclui:
- Alimentação (almoço e lanche);
- Atividades extracurriculares.
Atividades extracurriculares
As atividades extracurriculares complementam a formação integral da Criança e são de frequência facultativa. As aulas têm início em outubro e terminam no mês de junho. A avaliação das atividades extracurriculares ocorre duas vezes por ano em simultâneo com o Registo de Avaliação dos Educadores e do qual fará parte integrante. Cada atividade terá uma aula aberta aos Encarregados de Educação, uma vez por ano.
– Creche
- Ioga
– Pré-escolar
- Ioga
- Karaté
- Ballet